Língua Inglesa

Plataforma de Conteúdos – Richmond Solution
CLIQUE AQUI

Por se tratar de uma língua essencial nos dias atuais para a comunicação no contexto global, as discussões e propostas sobre o ensino de Língua Inglesa se intensificaram no contexto escolar nos últimos anos. Dessa maneira, essa língua assume o posto de língua franca, deslocando o modelo ideal de falante para um falante mais real, considerando suas diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes das situações de uso e das comunidades que a falam.

Na prática, a Língua Inglesa deixa de ser uma língua inacessível praticada apenas por nativos ou alunos de cursos de língua estrangeira e começa a ser utilizada em contextos reais de uso acadêmico, no cotidiano e no mercado mundial.

Dentro dessa perspectiva, nossa proposta de estudo da Língua Inglesa tem como missão formar pessoas capazes de construir conhecimento de forma autônoma, criativa e de se comunicar sem barreiras no contexto global.

No Colégio Santo Antônio, a Língua Inglesa é ofertada na modalidade carga horária estendida para todos os alunos do G2 ao 9º ano, com utilização de uma solução bilíngue. A distribuição da carga horária consiste em:

  • 4 horas/aulas semanais para as turmas do G2 ao 5º ano.
  • 5 horas/aulas semanais para as turmas de 6º ao 9º ano.

No Ensino Médio, a disciplina é um dos componentes curriculares com a carga horária de 2 horas/aulas semanais.

As abordagens mais utilizadas no contexto da aprendizagem da Língua em nosso Colégio. São elas:

  • Language Acquisition (Aquisição de Linguagem): A aquisição da linguagem busca tornar o aprendizado da língua mais próximo dos alunos de maneira natural e afetiva, dentro dos contextos do dia a dia, por meio de vivências, dinâmicas, músicas, entre outros.
  • Blended Learning (Tecnologias Educacionais para promover interação e aprendizagem): Favorece a aprendizagem de forma orientada, guiada e integrada aos temas propostos durante as aulas. Expande os limites da sala de aula e oferece aos alunos mais oportunidades de aprendizagem e interação.
  • Project Based Learning – PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos): Busca instigar desejo na investigação, experimentação, análise e descoberta em nossos estudantes, através de projetos cooperativos em grupos.
  • Content and Language Integrated Learning – CLIL (Aprendizagem Integrada de conteúdos e língua): O estudo do idioma se aperfeiçoa com os conhecimentos prévios que o aluno traz de outras disciplinas e enriquece o aprendizado que será aplicado em outras áreas, gerando ganho mútuo. O desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e múltiplas inteligências são ampliados pelo trabalho integrador da língua e dos conteúdos.

É importante ressaltar que, com intuito de abrir novas possibilidades na vida acadêmica dos estudantes, os alunos concluintes do 5º ano e 9º ano realizam a certificação internacional TOEFL Primary® e TOEFL Junior® respectivamente. Certificação mundialmente reconhecida e aceita em mais de 160 países que avalia o progresso na aprendizagem de Língua Inglesa e identifica as habilidades e as competências que precisa melhorar.