Língua Inglesa
Plataforma de Conteúdos – Richmond Solution
CLIQUE AQUI
Por se tratar de uma língua essencial nos dias atuais para a comunicação no contexto global, as discussões e propostas sobre o ensino de Língua Inglesa se intensificaram no contexto escolar nos últimos anos. Dessa maneira, essa língua assume o posto de língua franca, deslocando o modelo ideal de falante para um falante mais real, considerando suas diferenças culturais e as variações linguísticas decorrentes das situações de uso e das comunidades que a falam.
Na prática, a Língua Inglesa deixa de ser uma língua inacessível praticada apenas por nativos ou alunos de cursos de língua estrangeira e começa a ser utilizada em contextos reais de uso acadêmico, no cotidiano e no mercado mundial.
Dentro dessa perspectiva, nossa proposta de estudo da Língua Inglesa tem como missão formar pessoas capazes de construir conhecimento de forma autônoma, criativa e de se comunicar sem barreiras no contexto global.
Nesse sentido, o Colégio Santo Antônio sempre assumiu uma postura de vanguarda no contexto educacional em Feira de Santana, oportunizando o convívio com estudantes de intercâmbio nas turmas de Ensino Médio, favorecendo trocas de experiências e vivência com jovens de várias nacionalidades e culturas, como Rússia, Tailândia, Itália, Islândia, entre outros.
Aprender uma língua adicional proporciona vantagens para o aluno que vão além do contexto educacional. Segundo psicólogos e pesquisadores da área, crianças expostas a uma língua adicional desenvolvem melhor as suas habilidades cognitivas e sociais. Por intermédio da Língua Inglesa, elas poderão ser capazes de atuar em diferentes contextos, entender e apreciar a diversidade.
Em nossa Instituição, a Língua Inglesa tem carga horária estendida, ofertada para todos os alunos. O intuito é contribuir para que nossos estudantes sejam cidadãos globais e responsáveis. Logo, a carga horária consiste em:
- 4 h/aulas semanais para as turmas do G2 ao 5º ano.
- 5h/aulas semanais para as turmas de 6º ao 9º ano.
- 2h/aulas semanais no Ensino Médio.
É importante destacar as abordagens mais utilizadas no contexto da aprendizagem da Língua em nosso Colégio. São elas:
- Language Acquisition (Aquisição de Linguagem): A aquisição da linguagem busca tornar o aprendizado da língua mais próximo dos alunos de maneira natural e afetiva, dentro dos contextos do dia a dia, por meio de vivências, dinâmicas, músicas, entre outros.
- Blended Learning (Tecnologias Educacionais para promover interação e aprendizagem): Favorece a aprendizagem de forma orientada, guiada e integrada aos temas propostos durante as aulas. Expande os limites da sala de aula e oferece aos alunos mais oportunidades de aprendizagem e interação.
- Project Based Learning – PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos): Busca instigar desejo na investigação, experimentação, análise e descoberta em nossos estudantes, através de projetos cooperativos em grupos.
- Content and Language Integrated Learning – CLIL (Aprendizagem Integrada de conteúdos e língua): O estudo do idioma se aperfeiçoa com os conhecimentos prévios que o aluno traz de outras disciplinas e enriquece o aprendizado que será aplicado em outras áreas, gerando ganho mútuo. O desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e múltiplas inteligências são ampliados pelo trabalho integrador da língua e dos conteúdos.
Nesse processo de aquisição da língua adicional, a participação das famílias é essencial. A família deve estimular o aluno à exposição da língua fora do contexto escolar utilizando livros, aplicativos, plataforma de streamings, biblioteca virtual, entre outros. A interação entre família e escola é também de suma importância para o desenvolvimento pleno do estudante em todos os momentos da sua vida estudantil.