Educação Tecnológica – Robótica | CSA
Educação tecnológica com Robótica aplicada
O Colégio Santo Antônio, pensando no desenvolvimento pleno das habilidades dos alunos, integra novas tecnologias à educação e disponibiliza aulas de robótica e cultura maker para seus estudantes.
“Maker” é uma palavra inglesa, que na tradução livre significa “faça você mesmo”. Dentro dessa metodologia, através da robótica, os alunos são preparados para resolver problemas de forma independente ou em equipe, buscando sempre a melhor solução possível.
O Modelo de Educação Tecnológica é fundamentado nos quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a pensar.
O “aprender a fazer” reforça a ideia de que, por meio de projetos, o estudante é estimulado e exercita a construção de objetos utilizando os kits educacionais da LEGO® Education – trata-se de um processo que tem um objetivo bem definido e delineado. Nesses projetos, os alunos são avaliados pelo que aprenderam na interação com o meio e com os objetos à sua disposição (kits educacionais da LEGO® Education, mediações, materiais didáticos e softwares).
Por isso, a avaliação é feita durante o processo, por meio das qualidades pessoais, evidenciando o pilar do “aprender a ser”. Os alunos trabalham em equipes, criando um ambiente favorável às relações interpessoais e à socialização, e o “aprender a conviver” se integra ao processo pedagógico de forma orgânica. Ainda no modelo pedagógico, há o pilar do “aprender a pensar”, representado pelas situações-problema trabalhadas em todas as atividades, ampliando o repertório de conhecimento dos alunos e potencializando o processo de ensino e aprendizagem.
Em sua metodologia, a LEGO® Education possibilita o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de promover o relacionamento entre as pessoas. Assim, permite ao educador praticar ações que desenvolvam motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção. Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: contextualizar, construir, analisar e continuar.